terpsicore

pela divulgação e crítica da arte transdisciplinar do Movimento.


Fabritio Caroso na SCA Renaissance Dance Homepage

Isto do mundo virtual, do acesso word wide web pode ter tanto de assombroso como de assustador; de uma informação partimos, qual presos a uma liana, de árvore em árvore, muitas vezes para chegarmos a parte nenhuma...pois como todos sabemos, muito conhecimento (isso existe?) é conhecimento algum.
Numa destas deambulações - ditas de investigação - para nos armarmos de um maior conhecimento para a realização do estágio de dança em Paris, e nomeadamente pesquisando o repertório da renascença italiana a ser ensinado por Bruna Gondoni, deparei-me primeiramente com toda a divulgação electrónica do facsímile integral dos dois tratados de Fabritio Caroso: Il Bailarino, de 1581 e Nobiltà di Dame de 1600, que é tida como uma 2ª edição melhorada do primeiro. A SCA Renaissance Dance Homepage disponibiliza estes documentos gratuitamente online, assim como um trabalho de tradução, vídeos e outra informação relacionada. No site, são indicadas claramente as fontes: Il Bailarino, é resultado da digitalização do Broude Brothers facsimile, publicado nos E.U.A em 1967 e Nobiltà di Dame, provém da US Library of Congress. 1) A fonte impressa de referência deste primeiro tratado de Caroso é da autoria de Julia Sutton, numa edição publicada em 1995 pela Dover: "Courtly Dance of the Renaissance".

1) Segundo este mesmo site, nos Estados Unidos, os facsímiles não possuem copyright. Os direitos de "cópia", de transmissão, entram no complicado reino da propriedade intelectual e do direito de autor. Será que então, tudo o que não é editado, que é tal-qual-o-original (fac símile?) pode ser divulgado por alguém que não o seu autor? O direito de autor impede a transmissão não autorizada até 75 anos após a morte do seu autor..No caso da edição dos Broude Brothers (será mais do que uma mera digitalização de um facsímile?) ser europeia e esta divulgação ser em contexto europeu, seria legal esta retransmissão?

Etiquetas:

0 Responses to “Fabritio Caroso na SCA Renaissance Dance Homepage”

Enviar um comentário