terpsicore

pela divulgação e crítica da arte transdisciplinar do Movimento.


2º TRAMA - Festival de Artes Performativas


Acontece este fim-de-semana no Porto, de 2 a 4 de Novembro o 2º TRAMA_Festival de Artes Performativas. A não perder, um evento que aposta na deslocalização dos espaços convencionais de representação(acting) artística. Importante pelo questionamento que provoca na redefinição das novas artes do Espectáculo.


"Performance art can be any situation that involves four basic elements: time, space, the performer's body and a relationship between performer and audience" (1)

"Pensado para a cidade em que se inscreve, a Trama constrói uma malha neste território, da Baixa à Boavista, passando pelo Castelo do Queijo, revelando - por vezes devolvendo - novas geografias aos públicos e criadores. Ocupando diferentes espaços – do auditório à sala de estar, do hotel à loja, da praça ao bar e ao parque de estacionamento – a Trama transforma a forma como são percebidos na sua dimensão pública. Instaura a rua como possível palco para a experiência e explora as suas potencialidades performativas e experimentais.Introspectiva, mas também festiva, a Trama vive de dia e de noite.
(...)
As propostas – diversificadas nos seus suportes, protocolos, durações e intenções – questionam o formato e a prática convencional do espectáculo, confrontando-nos com a dúvida, a hesitação, as perguntas dos próprios criadores. A Trama propõe práticas artísticas onde a performatividade se entende actual, actuante e reveladora de imaginários, perspectivas e pensamentos encarados/apresentados numa dimensão aberta e reflexiva. " (2)


(1) http://en.wikipedia.org/wiki/Performance_art

(2) http://www.festivaltrama.org/

Etiquetas:

0 Responses to “2º TRAMA - Festival de Artes Performativas”

Enviar um comentário